A literatura na escola. parte 1.
Temos que ter a consciência limpa e certa
de que a literatura pode abrir a mente da pessoa que lê. Muitas vezes o aluno
que lê com frequencia a chance de esse aluno ter uma interpretação boa se
eleva, a leitura faz com que a pessoa que lê imagina um milhão de
possibilidade, para aquele pequeno trecho de leitura, sabe aquela frase “quem
lê viaja sem sair de casa” então ela é a mais pura verdade, e precisamos
incentivar isso em nossos alunos. O mais complicado disso em nossa sociedade é
que em casa muitas vezes os próprios pais não incentivam a leitura dos filhos
em casa, e quando se chega na escola o aluno está desmotivado e não se
interessa a fazer isso.
E
também temos que saber conquistar o aluno pelo livro, isso vai de cada
professor, infelizmente não existe uma receita pronta para todos os alunos.
Porém, existem coleções de livros para cada faixa etária, e com os assuntos que
estão acontecendo no momento. Anteriormente eu falei que a literatura antiga ou
clássica fala sobre os assuntos da época na qual foi escrito, e hoje uma boa
literatura para os alunos também tem que ser uma leitura atual, algo que ele
sabe que está acontecendo, e que existem muitas pessoas falando sobre o assunto.
Os
professores podem e devem sim pedir para que os alunos leiam uma literatura clássica,
porem tem que saber fazer uma boa explicação do por quê estar lendo algo
“antigo” sendo que existe muitos livros novos, como disse antes isso depende do
professor e da dinâmica que ele irá usar para convencer a turma e seus alunos.
Muitas vezes os alunos querem sim ler, porém a vergonha de só ele ler é ruim,
quando existe um grupo de alunos lendo eles se interagem e até troca idéias de
novos livros, isso desencadeia um rede de idéias e é algo interessante do
professor ou até mesmo a direção fazer.
Comentários
Postar um comentário